Grupo Espírita Francisco de Assis

NAVEGUE COM FUNDO MUSICAL - CLIQUE AQUI!

Notícias

Foto

Outubro-dezembro/2021

• Em razão da pandemia da Covid-19, nossas atividades presenciais estão interrompidas desde março do ano de 2020. Muita saudade do convívio fraterno ao vivo, detectável por todos os nossos dirigentes, colaboradores e frequentadores. Continuamos a pedir a Deus que encaminhe soluções para este grande problema de saúde pública, esperando retornarmos aos trabalhos no tempo adequado e permitido pela divina Providência. 


• Informamos que nosso trabalho assistencial referente à Casa de Passagem (Albergue) não sofreu paralisação durante todo este período pandêmico, inclusive tendo funcionado em tempo integral (diurno e noturno) por cerca de 10 meses seguidos (até dezembro/2020), de modo a atender à clientela vulnerável que caracteriza o Setor.


• Outra informação importante: o Projeto CANOA, que contempla crianças e adolescentes socialmente carentes, continuou a atuar no período de forma remota, instruindo os alunos, além de beneficiar as famílias com distribuição de gêneros alimentícios. O processo continua até o momento, já com algumas intervenções presenciais de aulas e atividades.


• Nossas reuniões de estudo continuam a funcionar, naturalmente em formato "on line". Apenas as reuniões mediúnicas e as públicas foram sacrificadas, tendo em vista a situação sobejamente conhecida de todos.


• Também em assembleia "on line" foi eleita a nova Diretoria e o novo Conselho da Casa, em 2020, tendo à frente nossa companheira D. Vilma Rangel Braga na Presidência. Que os benfeitores espirituais iluminem a todos os que se dispuseram a colaborar nessa esfera administrativa, com devotamento e responsabilidade.


• Em 04 de outubro dos anos 2020 e 2021, tivemos igualmente comemorações remotas de nossos aniversários, com palestras pela internet bastante prestigiadas por todos os amigos ligados à Casa. No primeiro evento falou a companheira Prof.ª Dalva Silva Souza, do Espírito Santo, e no segundo o Dr. Domingos Vaz, membro da AME-RJ. Em ambos os momentos tivemos a preciosa ajuda da companheira Roberta Falcão e do IDEAK, na pessoa de nosso querido irmão Abobrinha. Ambas as palestras estão gravadas no YOUTUBE, Canal intitulado gefacampos.


• Também a Liga Espírita de Campos vem promovendo diferentes eventos nesse formato digital, destacando-se a realização das Semanas Espíritas de Campos, inclusive com apresentação de belas Noites de Arte, comandadas pela companheira Adaísa Viana e embelezadas pelo Coral da LEC, sob a direção da talentosa irmã Rosária Chagas Soares.


• Também a Livraria Denise do GEFA continua atendendo aos interessados, através da companheira Jackeline, todas as segundas-feiras.


• Algumas providências patrimoniais estão sendo tomadas para melhoria de nosso atendimento social e assistencial, destacando-se a recuperação das câmeras de vigilância e a instalação de cerca elétrica na fachada principal da sede, tudo com a importante ajuda de nossos colaboradores de sempre.




Para mais notícias sobre o movimento espírita no Brasil e no mundo, acesse os "sites" recomendados à direita,
além dos seguintes endereços:

www.correiofraterno.com.br
www.caminhosluz.com.br/noticias_total.asp

Leia nosso informativo

Jornal GEFA 2015
O Franciscano 2013

Mensagem

Mensagem do mês

Para 2021

APRENDENDO COM CHICO XAVIER


"EU IA ME MATAR"


No final de minha palestra numa feira de livros em Brasília (sobre "As vidas de Chico Xavier"), uma jovem, acompanhada por uma amiga, se aproximou.


- Vim lá de Taguatinga (cidade-satélite de Brasília) só para dizer o seguinte: "Eu ia me matar, li a biografia do Chico e desisti. Estou aqui para agradecer."


Foi um choque. Nem me lembro direito da minha reação. Demorei algum tempo para entender que não foi meu livro que salvou a vida da leitora. Foi a vida de Chico Xavier, a trajetória impressionante construída por ele.


E que trajetória é esta? É a história - ou saga - de um homem simples, pobre, mulato, filho de pais analfabetos, nascido no interior de Minas, que, primeiro, se torna um escândalo nacional ao passar para o papel, de olhos fechados, mensagens assinadas por mortos ilustres ou anônimos e que, com o tempo, depois de muita perseguição, humilhação, desconfiança, se transforma num ídolo popular, um mito.


Chico nunca desistiu. Foi em frente, apesar de tudo.


A leitora encontrou nesta trajetória um sentido para a própria vida.


__________________________


(Excertos do livro "As lições de Chico Xavier", de Marcel Souto Maior - S. Paulo, Editora Planeta do Brasil, 2005)

Sites recomendados

Rua Saldanha Marinho, 189 • Centro • Campos dos Goytacazes-RJ • CEP: 28010-271 • Tel.: (22) 2722-2161
E-mails: gefa.campos@yahoo.com.br (Assuntos administrativos)
   campos.gefa@gmail.com (Assuntos doutrinários)

Ilustrações (apud Araújo, Humberto Leite de, in “De Francisco de Assis para você...” )
1- Autor: Hector Sapia, copyright Aliança da Fraternidade
2- Autora: Dulce Mary de Oliveira Monte, sobre foto do filme “Irmão Sol, irmã Lua” (Paramount Pictures)
Fundo musical: Doce Paz (Nando Cordel)

Pageviews: 171772